Stoner – John Willians

O livro mais marcante que li em 2017. Me lembro de ter parado antes da vigésima página lida e dito a mim mesmo: cacete, tenho uma obra de arte nas mãos. 

O livro conta a história de William Stoner, um humilde camponês que já tinha seu destino traçado. Continuar sendo um humilde camponês.

Mas Stoner se apaixona, pela literatura. E num rompante larga tudo que tinha, ou melhor, quase nada que tinha, para se dedicar aos estudos literários numa faculdade.

Essa decisão o afasta de sua família e nos leva a acreditar que ele tomará as rédeas de sua vida e dará a ela mais cores e brilhos. Mas isso é o que nós, leitores, queremos e não o que ele, Stoner, quer. De aluno dedicado ele se torna professor da universidade e isso já é “cor e brilho” que ele nunca imaginou. 

O mérito do autor está em nos levar página a página nos apresentando um homem tão comum, mas tão comum, que se torna um personagem especial, cativante, inesquecível. O senso ético do professor e sua discrição nos fazem querer mais “Stoners” no mundo, mas ao mesmo tempo seu estoicismo, sua capacidade de não se impor ao “destino”, nos deixa angustiados e irritados com um homem apático e conformado.

Em um determinado momento ele permite que sua esposa se aposse de seu escritório, onde ele escrevia, lia seus livros e se relacionava de forma delicada com sua filha, sem ao menos reagir. Ele simplesmente abre mão.

Mas é nesse misto de reações apáticas abundantes com pequenos movimentos ríspidos que o livro nos surpreende e o autor nos premia com uma história de vida memorável. Um livro pra ser lido e relido.

Ah, depois de ficar obcecado por “Stoner” fui atrás de outro livro do autor e encontrei “Butcher’s Crossing”. Não é uma obra de arte mas é um excelente livro com personagens bem construídos. 

Apenas um pouco de nada e nada a mais ou a menos.

3 Comments

  1. We offer you the opportunity to advertise your products and services.
    Good day! Please note an amazing offers for you. I want to offer the possibility of sending your commercial offers or messages through feedback forms. The advantage of this method is that the messages sent through the feedback forms are included in the white list. This method increases the chance that your message will be read. Mailing is made in the same way you received this message.

    Sending via Feedback Forms to any domain zones of the world. (more than 1000 domain zones.).

    The cost of sending 1 million messages is $ 49 instead of $ 99.
    All us sites that have a feedback form. (10 million messages sent) – $349 instead of $649
    Domain zone .com – (12 million messages sent) – $399 instead of $699
    All domain zones in Europe- (8 million messages sent) – $ 299 instead of $599
    All sites in the world (25 million messages sent) – $499 instead of $999

    Discounts are valid until April 10!
    Feedback and warranty!
    Delivery report!

    In the process of sending messages, we do not violate the rules of GDRP.
    This message is created automatically use our contacts for communication.

    Contact us.
    Telegram – @FeedbackFormEU
    Skype – FeedbackForm2019
    Email – feedbackform@make-success.com

    It’s time to finish.

  2. My name is Pete and I want to share a proven system with you that makes me money while I sleep! This system allows you to TRY the whole thing for F R E E for a whole 30 days! That’s right, you can finally change your future without giving up any sensitive information in advance! I signed up myself just a while ago and I’m already making a nice profit.

    In short, this is probably the BEST THING THAT EVER HAPPENED TO YOU IF YOU TAKE ACTION NOW!!!

    If you’re interested in knowing more about this system, go to http://globalviralmarketing.com/?ref=qkgWOPkN5RoC1NWh and try it out. Again, it’s FREE!

    You can thank me later

    /Pete

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *